terça-feira, 12 de abril de 2016

Caçula

Caçula

     Quando você está a ponto de chorar em um "almoço em família", e quer ir para o quarto desesperadamente, mas não pode, e ele é o único que repara, e diz "vem me ajudar um pouco no meu quarto", te livrando daquele desespero, e dando colo, deitados na cama dele, enquanto você chora.
     Quando você rala o joelho, chora, berra, chora, grita e chora.. e nada para te fazer parar de chorar, e te distrair do machucado, e ele vem, e põe e tira a palma da mão da sua boca aberta, fazendo você rir por causa do barulho que seu próprio choro está fazendo.
     Quando vocês brigam, e você joga um brinquedo na cabeça dele. 
     Quando ele aprende a fazer uma aro de bexigas só para seu aniversário.
     Quando briga por que você está demorando muito para se arrumar.
     Quando você não consegue dormir, e ele, que é o único acordado da casa, vai para sua cama, e e conta mil histórias até você pegar no sono.
     Quando você completa seus 13 anos, e ele vai com você para a Galeria do Rock, só por que você está louco por aquele moletom do Batman, e diz que se você quiser, poderia colocar um alargador, (desde que não fosse muito grande) e fazer uns dreads, que explicaria para sua mãe depois, não tem problema.
     Quando você ganha patins de natal e não tem ideia de como se anda naquilo, e ele fica o dia inteiro te ensinando, e te guiando, até que depois de várias raladas, cortes, choros, no fim do dia você consegue dar uma volta inteira no quintal sem cair, e ele faz aquele brigadeiro de panela que você ama para "comemorar"
     Quando você pede para jogar xadrez, mas não lembra dos movimentos das peças, e em nenhum momento ele reclama em te falar pela quinta vez naquela semana.
     Quando você está dormindo, é seu aniversário, e ele te acorda as 7h da manhã e te faz levantar para tomar café.
     Quando você está desamparado no meio da multidão, e ele chega e te abraça por trás, dando o conforto exato que você precisava, e naquele momento, parece que só existem vocês no mundo.
     Quando você, com 5 anos, acorda as 6h da manhã na páscoa para procurar os ovos, e ele levanta com você sem reclamar, e até brinca, te faz cócegas, e ajuda à achar todos os ovos escondidos.
     Quando vocês vão dormir na sala, e seu pai acabou de dizer "sem filmes de terror, seu irmão é muito novo", e ele coloca um para vocês assistirem, e na hora em que vão dormir, ele te abraça forte, mas não é você quem está com medo.
     Quando você não sabe como faz aquela lição de matemática, e ele te explica, e mostra outras milhares de coisas, sobre tudo, e aquela simples lição vira algo muito maior.
     Quando ele está presente quase todos os dias, todas as horas...
     E quando ele está se afastando, e quase não para em casa.
     Quando vem com a namorada, e não quer que você entre no quarto, que antes você entrava sem bater.
     Quando precisa estudar para as provas da faculdade e não tem tempo para jogar jogos de tabuleiro com você.
     Quando passa na faculdade em outro país, e fica longe todo o ano.
     Quando se casa e vai morar em outra cidade.
     Quando se você o vê uma vez por mês já é muita coisa.
     Quando você não tem mais com quem procurar ovos de páscoa, jogar xadrez, ir para a Galeria do Rock fazer dreads, ver filmes de terror, chorar...
      E ele vem certo dia, e te abraça forte, dizendo que por mais distante que esteja, ele sempre será seu irmão mais velho. Nas brigas em que você jogou um cbrinqueo na cabeça dele, ou nas vezes que conversaram sobre mil outros assuntos em uma lição de matemática.
     E no dia seguinte... ele não está mais lá, teve que ir para a faculdade, ou para casa, ou qualquer outro lugar.
     Não importa religião. Casa. Sangue. Pais diferentes. É o seu irmão mais velho. E por mais distante que esteja, sempre vai ser.

Um comentário:

  1. gosto dessa crônica (já tinha lido), consigo imaginar essas cenas, pois não tenho irmão(a), então eu até entendo, mas como dito na sala, não tem parte ruim? isso é o seu ver, e não vou criticar, de modo geral bem boa, bom uso da pontuação, e é isso

    ResponderExcluir