sábado, 23 de abril de 2016

Nomes

Nomes

     A questão seguinte, imagino eu, é uma na qual qualquer mãe, pai, tio, avós, irmãos que futuramente serão mais velhos já se deparou. A mulher está gravida. Sempre a mulher. A mulher que tem a menstruação por conta da ovulação que não teve fecundação. A mulher que tem aquela horrível dor chamada “cólica menstrual”. A mulher que fica com a barriga arredondada e carrega a criança, que chuta lá dentro, por todo canto. A mulher que, se o homem vai embora, fica com a criança. Então, digo: “sem útero, sem opinião”.
     Mas, bem, estou desviando do assunto. Afinal, você já deve estar pensando “o que tudo isso tem a ver com 'nomes'?” Pois é o que viu no título: “nomes”. Vou dizer o que tem a ver: nada. Então, retomamos.
     A mulher está gravida. Teve a transa. A ovulação. A fecundação. As contrações. Dores. Os primeiros chutes. As pessoas que falavam com sua barriga. Tudo. Falta mais ou menos um mês para o bebê nascer. Já se sabe qual é o sexo dele, tem quarto, berço, fraldas, roupas, tudo. E o tempo passa, e essa questão ainda fica na mente dos pais, que procuram por toda a parte ajuda. Pedem opinião para os futuros avós, filhos que já tiveram, irmãos, primos, amigos, e até para o vizinho. Qual vai ser o nome da criança?
     Já pensaram em milhões de nomes, antes mesmo até de saberem se a mulher realmente estava grávida. Imaginavam qual seria o nome de seu filho quando tivessem um, antes mesmo de se conhecerem. Pensavam em mil alternativas: Luana, João, Carlos, Alfredo, Mirela, Victoria, Manuel, Miguel, Pedro, Joana, Joaquim, Cecilia, Cláudio, Jaime, Marta, Pietro, Madelena... mas nenhum parece bom agora. Ou é o nome que seu pai tinha, e você não quer que o filho tem o mesmo nome do avô. Ou é o nome daquela antiga amiga que te ofendeu, então não. Ou é um nome que você acha lindo, como Anastácia... mas é o nome de uma das “irmãs malvadas” da Cinderela.
     As pessoas dizem que nome tem idade. Afinal, você daria o nome “Wilson” para o seu filho? Não é nome para criança, é nome de adulto, não é mesmo?
     Nada resolve sua questão.
     Pois afinal... qual vai ser o nome do bebê?

PS: Nasceu, o nome é Ormenzindo

Um comentário:

  1. acho interessante esta crônica, o moda da escrita com o tema, é aconchegante ler esta crônica, o uso da pontuaçâo ajudou nisso.

    ResponderExcluir